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terça-feira, 13 de outubro de 2009

COMO RECONQUISTAR UM CLIENTE PERDIDO....



Dicas para recuperar um cliente perdido





1 - Descubra quem são: Para saber se vale trabalhar na recuperação de seus clientes inativos, busque responder às seguintes questões:



•Seus clientes inativos são rentáveis? Vale a pena, financeiramente, investir em sua reconquista?

•Sua empresa conhece esses clientes? Sabe o suficiente sobre eles para atender suas necessidades individuais sem que aconteçam novos problemas?

•Seus clientes inativos têm características comuns ou suas perdas são pulverizadas?

•Organize um banco de dados com as principais informações destes clientes;

•Use todos os recursos que tiver para isso, como sua equipe de representantes;

•Pesquise junto aos clientes as expectativas que eles têm de sua empresa e como eles avaliam a atuação de seus concorrentes.



2 - Uma vez identificados, é preciso descobrir as causas do afastamento. Para isso, reflita:



•Você tem como medir o nível de satisfação de seus clientes?

•Por que eles estão insatisfeitos?

•O que fez com que deixassem de comprar?

•O que você fez de errado ou deixou de fazer?

•Se você recuperar esses clientes, vai conseguir mantê-los ou vai continuar decepcionando-os?

•Quais os valores e atributos percebidos por esses clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos por você?

•Esses valores podem ser obtidos nos seus concorrentes? Onde? Como?

•Que inconvenientes seus clientes encontram ao fazer negócios com você?

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